Pensar Lisboa

Oferta turística, habitação de luxo, os estrangeiros e os portugueses. "Como coabitar em Lisboa?"

2019-08-27

2º Pensar Lisboa

 

O PENSAR LISBOA é um fórum através de debate de temas relevantes para a cidade de Lisboa, preservando a qualidade, o bem-estar da cidade e de quem usufrui dela.

Este formato, promove uma abordagem transversal, aberta, dinâmica e construtiva relativamente aos temas propostos para cada evento. A participação de cada mentor/convidado permitirá a partilha de conteúdos, novas reflexões e de soluções técnicas inovadoras para o desenvolvimento da cidade de Lisboa.

Pretende-se que sejam convidados técnicos especialistas, jornalistas, universidades, politécnicos e outras Instituições sem fins lucrativos (publicas e/ou privadas) para que seja possível gerar ideias e propostas que possam inspirar a sociedade civil e as políticas públicas.

A ESSENTIA, convida especialistas e investigadores nacionais e internacionais para debater e reflectir sobre o impacto do imobiliário e turismo na cidade de Lisboa.

A Consultora cujo o papel nesta área tem sido de importância extrema pelos projetos que está a desenvolver em vários edifícios históricos e emblemáticos da cidade, tem vindo a proporcionar uma análise construtiva e alargada sobre a capital portuguesa.

Depois do sucesso do ano passado, de um pequeno-almoço para jornalistas, onde se abriu um espaço de discussão/reflexão sobre a cidade, com o título PENSAR LISBOA, este ano volta a repetir o evento trazendo para análise a: Oferta turística, habitação de luxo, os estrangeiros e os portugueses. Como coabitar em Lisboa?

Para o PENSAR LISBOA II, que decorre nas instalações da ESSENTIA, no dia 27 de agosto, alguns dos mais reconhecidos investigadores da capital irão apresentar um olhar diferente e analítico das alterações que a capital portuguesa está a sofrer com a ‘corrida’ ao imobiliário e a ‘explosão’ do turismo.

José Gil Duarte, Founder & Ceo da Essentia, recebe Vera Gouveia Barros, Economista e Autora “Turismo em Portugal”, Samuel Torres de Carvalho, Founder & CEO da STC – Arquitetura, Gonçalo Antunes, Professor & investigador na NOVA – FCSHI e na ESEIMU, Pablo Fernández – Valdés,  Founder & Ceo da Green-Shoes Consulting e Pedro Ressano Garcia, arquitecto, professor e investigador.

O tema da cidade, da reabilitação e da dinâmica imobiliária e turística, são fundamentais para responder aos desafios de intervir numa cidade multicultural como Lisboa. José Gil Duarte quer alargar o debate sobre o papel de Lisboa e ganhar uma nova dinâmica: “Pretende-se alargar o envolvimento multidisciplinar. Incentivar a intervenção política nesta fase de transição do Governo Central e Local”.

Para PENSAR LISBOA é fundamental questionar: Qual a cidade que queremos?  

O papel de cada tema na construção desta cidade; Habitação, Turismo, habitação, comércio, acessibilidades, são algumas das vertentes que a ESSENTIA pretende abordar e trazer para discussão alguns dos mais influentes especialistas e investigadores da cidade de Lisboa.

Galeria

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.